Compartilhe:

Hoje em dia, mesmo que você não tenha muito espaço, é possível realizar o sonho de ter a sua própria hortinha de temperos. Com as dicas das melhores espécies para cultivar em casa, não tem erro. O primeiro passo para dar início ao planejamento de uma horta em casa e  ou apartamento é escolher bem o local onde ela será montada. Este local deverá receber luz solar direta, ou até mesmo indireta, pois esta, é fundamental para o bom desenvolvimento das plantas. A maioria das espécies necessita de pelo menos duas horas de sol todos os dias,  o plantio pode ser feito em jardineiras ou vasinhos com uma boa drenagem para não acumular água.

Vocês devem estar se perguntando: Quais ervas ou temperos são mais aconselháveis para plantar? Por quê?Como devem ser os vasos?
As melhores ervas ou temperos para uma hortinha caseira, certamente são as mais utilizadas, como: alecrim, manjericão, hortelã, orégano, tomilho, sálvia, salsa, cebolinha, pimenta e salsão. Elas podem ser plantadas em vasos ou em jardineiras, mas é importante separar as ervas por tipo.

Quais as dicas para cuidar da horta?
Regar todos os dias na quantidade adequada para cada tamanho de vaso, ficar atento quanto à incidência do sol e utilizar o adubo orgânico.

Confira alguns dos cultivares ideais para cultivar em casa ou apartamento.

Alecrim: é ideal para quem não dispõe de muito tempo para se dedicar ao cultivo. A espécie adapta-se facilmente a diferentes temperaturas desde que não sejam muito altas ou baixas. O solo para plantio de alecrim deve ser regado com frequência. No entanto, depois de desenvolvida é possível que ela fique até 3 dias sem ser regada. Pode ser colhido 90 dias após ter sido plantado. O alecrim pode ser usado em diferentes tipos de carnes, peixes e batatas.

 

Manjericão: prefere temperaturas mais altas ou, pelo menos, amenas. É bom se informar sobre as peculiaridades dos diferentes tipos. O manjericão roxo, por exemplo, não gosta de muito sol. É ótimo para acompanhar pratos da cozinha italiana, como pizzas e molhos para massas.

 

Hortelã: merece mais atenção, pois possui raízes invasoras que não gostam de vizinhos. Sendo assim, é necessário que o plantio dela seja realizado em vaso. Até porque sua raiz é muito profunda e diretamente no solo ela poderia se tornar uma praga. Deve ser plantada em locais protegidos do vento e em que a temperatura seja amena. O solo precisa ser mantido úmido. A hortelã é uma planta que precisa de bastante água. Quando a planta está ganhando flores o sabor e o aroma são mais intensos, por tal motivo é recomendada a colheita nesta época. A hortelã pode ser usada em sumos, molhos, grelhados, assados, sobremesas e na decoração de pratos.E claro num bom chá.

 

Orégano: se adapta bem em vários ambientes e exige pouca água para se desenvolver. Conhecido por seu uso em pizzas, o orégano também pode ser utilizado em molhos e assados.

 

Tomilho:  é do tipo que não gosta de muita água e pode ser regado a cada dois dias. Uma dica importante: quanto menor a umidade no vaso, mais cheiroso o tomilho fica. Usado principalmente em ensopados e molhos à base de vinho.

 

Sálvia:  gosta de temperaturas baixas ou amenas. A planta necessita de 2 horas ou mais de exposição solar. O solo deve ser mantido úmido mas caso as temperaturas sejam baixas regue com moderação. A colheita deverá ser realizada quando as plantas estiverem bem desenvolvidas, entre 90 a 120 dias após o plantio. Use a sálvia para decorar pratos e no tempero de carnes gordurosas.

 

Salsa: Esta verdinha aprecia muito temperaturas amenas que não ultrapassem os 22°C. Caso não seja cultivada nesta condição começará a dar flor de forma precoce. A salsa deve ser mantida em locais com sombra parcial para que esta absorva a luminosidade, mas que não permita que a planta fique exposta demais a altas temperaturas. O solo deve ser mantido úmido, mas nunca encharcado. A colheita é feita quando a planta atinge entre 12 a 16 cm de altura (60 a 90 dias após ter sido plantada). A salsa é geralmente usada em omeletes, sopas, saladas, assados de carne e suflês.

 

Cebolinha: cresce melhor em temperaturas indo de 13°C a 24°c, mas há cultivares que podem suportar baixas temperaturas e há cultivares que podem crescer bem em altas temperaturas. Para o bom desenvolvimento ela necessita de luz solar direta por ao menos algumas horas diárias. Em relação ao solo, deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Ela se desenvolve bem em diversos solos, menos solos sujeitos a encharcamento e os muito ácidos. Por tal motivo, o solo deve ser irrigado com frequência mas nunca de maneira que fique encharcado. A colheita de folhas da cebolinha pode começar entre 75 e 120 dias após o plantio. As folhas devem ser colhidas por inteiro, junto à base, e não pela metade. A planta também pode ser colhida inteira, para aproveitamento do pseudocaule. Neste caso a colheita é realizada por alguns horticultores cerca de 3 meses após o plantio, enquanto outros deixam a planta crescer por 9 meses ou mais.

 

Pimenta: resistente, é uma planta que gosta de espaço para se desenvolver. Vale a pena plantá-la sozinha na floreira, para que consiga crescer rapidamente. Com seu sabor picante, vai bem em molhos, conservas e temperos.

 

Segue abaixo, dicas de locais onde você pode fazer a sua horta de temperos.

 

 

 

 

 

 

Espero que tenham gostado!

Compartilhe: