Compartilhe:

Com o frio chegando é hora de colocar as blusas de lã em uso, mas por terem ficado guardadas muito tempo, podem estar com cheiro ruim ou manchas de mofo.

Veja algumas  dicas para cuidar das blusas de lã e deixá-las limpas, cheirosas e bonitas!

Separe por cores.

Lave na água fria para não encolher, de preferência na mão.

Se for lavar na máquina, coloque a blusa dentro de um saquinho próprio para lavagem de roupas delicadas e selecione o ciclo mais suave possível para não estragar as peças.

Outro cuidado com as roupas de lã é não deixá-las de molho por um longo período. Lave à mão com sabão de côco e evite esfregá-las, dê somente leves apertadinhas e em seguida, enxague bem. O uso de amaciante é liberado, contanto que as peças não fiquem de molho por mais que cinco minutos.

As roupas em lã branca podem ficar amareladas com o tempo, portanto para evitar esse sinal de envelhecimento e conservá-las por mais tempo, adicione uma colher de chá de água oxigenada 30 volumes na hora da lavagem.

Seque-as na horizontal, sem pregadores, estendidas sobre uma toalha em uma bancada, assim elas não ficarão deformadas.

Não é necessário passá-las.

Como tirar bolinhas de roupa de lã.

As bolinhas no tecido podem se formar pelo atrito, excesso de uso ou por lavagem inadequada.

Uma das formas de removê-las é usando uma lâmina de barbear, mas esse método pode provocar cortes no tecido caso não seja usado corretamente.

Uma boa alternativa é usar uma esponja de lavar louças, aquela verde e amarela. Estique bem a blusa sobre a cama e vá passando a esponja do lado verde, que é mais abrasivo, em movimentos retos. Aos poucos as bolinhas vão saindo.

Para remover bolinhas soltas, fiapos e cabelos das roupas, você pode usar um rolo adesivo próprio para isso.

Qual a melhor forma de guardar as blusas de lã?

Guarde as blusas de lã sempre dobradas, nunca penduradas em cabides, pois essas peças esticam e deformam facilmente pelo formato do cabide.

Você pode guardar as blusas de lã em gavetas, empilhadas em uma prateleira ou em caixas com tampa.

Evitando o mofo, traças e baratas

Dentro das caixas coloque sachês antimofo.

Use giz de lousa para absorver a umidade do armário. Basta colocá-los em potinhos plásticos sem tampa nos cantinhos. De tempos em tempos, verifique se estão úmidos, seque-os no forno e use novamente.

Para evitar as traças, coloque alguns cravos-da-índia em saquinhos de organza e distribua pelos cantos das gavetas, evitando o contato com as roupas, pois podem manchá-las.

Para evitar as baratas, coloque algumas folhas de louro em saquinhos de organza e distribua pelos cantos das gavetas e armários.

Ou faça você mesmo seu sache com sagu e essência. Cada aroma tem um significado, mas isso fica para outro post.

Segue a receita.

Material necessário

500 mg de sagu;

9 ml de essência com cheiro  de sua preferência

1 ml de fixador;

1 saco plástico – de preferência, com fechamento Zip Lock;

Saquinhos de tecido, organza ou tule com laços para fechar.

Passo 1: coloque a essência

Coloque os 500 gramas de sagu em uma tigela e misture 9 ml da essência que você selecionou. Se desejar, diminua ou aumente a quantidade proporcionalmente.

Passo 2: fixador

O líquido fixador, que poderá ser encontrado em lojas de artesanato, é importante para que o cheiro do sachê seja prolongado. Adicione 1 ml à mistura, mexendo bem para espalhar por todas as bolinhas.

Passo 3: dentro do saco plástico

Depois de misturar os dois líquidos, coloque as bolinhas de sagu dentro do plástico, feche e deixe vedado por 24 horas.

Passo 4: conteúdo nos saquinhos

Para finalizar, coloque as bolinhas dentro de cada saquinho com a ajuda de uma colher. Caso o conteúdo fique muito oleoso, você pode usar um papel toalha para secar um pouco o sagu.

Passo 5: dentro do guarda-roupa

Depois de finalizar os saquinhos, eles estão prontos para serem colocados dentro do guarda-roupa. A dica da Rafaela é que você não coloque o sachê sobre as roupas, pois pode acabar manchando os tecidos.

Compartilhe: