Compartilhe:

Limpar o forno é uma das nossas tarefas menos favoritas, então você não quer fazer isso mais difícil do que precisa ser. Seguem algumas dicas para facilitar seu dia a dia.

 

Algumas atitudes diárias (ou semanais) ajudam a manter o forno limpo, de forma a facilitar quando é preciso fazer uma limpeza mais pesada.

Inclusive muitas vezes a sujeira ocorre por erros bobos, como optar por uma travessa menor para colocar a massa de um bolo ou torta.

Dentre os cuidados de manutenção que você pode utilizar para o seu forno se manter sempre limpo (ou mais fácil de limpar) estão:

Remover resíduos imediatamente

Você cozinhou algo no forno e percebeu que respingou ou vazou para fora da fôrma? Limpe imediatamente.

Para evitar queimaduras, use luvas para proteger as mãos. Se achar mais seguro, espere o forno esfriar e passe uma esponja de leve sobre a grelha ou o próprio forno.

Quando os respingos ocorrem na porta do forno, é possível esperar esfriar. Passe então um pano com água e detergente e finalize com outro com água e vinagre.

Limpe semanalmente

Ao invés de deixar para limpar o forno apenas uma vez por mês, experimente reduzir esse período para uma semana. Assim, você repete todo esse processo de retirar as grelhas e bandejas e limpar a parte interna.

Como o processo é repetido mais seguidamente, a chance de se encontrar resíduos difíceis de remover é bem menor. Ou seja, limpar o forno se torna uma tarefa mais fácil e prática.

Proteja alimentos que espirram gordura

Quando for cozinhar algo que sabidamente pode espirrar gordura, proteja esses alimentos com papel alumínio.

Esse material pode ser tranquilamente levado ao forno e garante um melhor cozimento dos alimentos. Deixe para retirar o papel alumínio apenas nos últimos minutos ao forno, para dourar.

Cuide com a quantidade de gordura

Não exagere na hora de colocar óleo para cozinhar os alimentos. Muitos deles, como as carnes, já soltam gordura quando são levados ao forno.

Quanto menos gordura você utilizar menores as chances de espirrar no forno.

Preste atenção ao tamanho de fôrmas e travessas

Vai fazer um bolo ou uma torta? Preste atenção ao tamanho da fôrma ou travessa que vai utilizar. O ideal é que a massa esteja ocupando no máximo metade do prato que seja levado ao forno.

Assim você evita o vazamento quando o bolo ou torta cresce. Afinal, esses são os resíduos que mais dão dor de cabeça na hora de limpar o forno.

Agora você já sabe como limpar seu forno, seja ele elétrico ou parte do fogão. O principal é prestar atenção ao material que é feito e verificar se possui a função autolimpante.

Além disso, a limpeza semanal e alguns cuidados básicos ajudam a evitar as sujeiras mais pesadas e facilitam na hora de manter o forno limpo. Então, não deixe de seguir essas dicas!

 

 

 

Compartilhe: