Compartilhe:

Quantas vezes você jogou um tomate em más condições? Quantas vezes fez um creme porque o espinafre estava começando a ficar ruim? Evite jogar ou comer alimentos que já  estão passados, armazenando-os melhor. Abaixo algumas dicas que podem te ajudar:

 

Você os mantém no lugar certo na geladeira? Legumes são muito sensíveis não gostam do frio intenso porque eles desidratam e se tornam fibrosos. Então coloque-os na área mais quente da geladeira e protegidos para que não percam umidade. Oh! E não encostar na parte de trás da geladeira porque eles congelam. O melhor é guardar nas  gavetas.

 

Uma questão de ordem. Quando você planejar seu cardápio, faça-o de acordo com a vida útil dos vegetais que você comprou, isto é, consuma antes o que estraga antes. Exemplos: Brócolis, Aspargos, ou acelga. Você pode esperar mais por espinafre ou pepino, e ainda mais por cenouras e cebolas.

 

Fique de olho nos vegetais de folhas verdes. E para armazená-los, cuidado: remova as folhas danificadas e armazene-as na geladeira, da seguinte forma: lavar as folhas, secar numa centrifuga de salada e fazer camadas de  papel toalha e folhas num recipiente plástico ou mesmo usar um saco plástico, daí a folha de papel toalha fica no fundo e você fecha o saco plástico deixando ar dentro. Não junte vegetais diferentes no mesmo saco. Dedique um saco para cada um. Dessa forma as folhas ficam crocantes por até 5 dias.

 

As batatas, cebola e alho são mais resistentes, podem durar meses se você mantê-los em um lugar fresco e escuro, mas na minha opinião guardar na geladeira ainda é o  melhor negócio.

 

Planejar o armazenamento  dos legumes em sacos perfurados, ou potes sem tampa. E depois organize tudo nas gavetas. Evite recipientes herméticos, porque a condensação faz com que apodreçam. E não os aperte, porque quanto mais juntos, mais fácil de estragar.

 

Aqueles que não precisam refrigeração, por exemplo, melhor armazená-los fora da geladeira. Temperaturas abaixo dos 10ºC  o deterioram, removem o sabor e alteram a sua textura. Berinjelas, pepinos e pimentas também devem ser deixadas de fora; Se você os tiver na geladeira, coma-os antes de três dias.

 

Para consumir os vegetais no seu ponto ideal, é melhor não lavá-los até o momento de cozinhá-los ou comê-los. Mesmo assim, se você preferir eles prontos para serem  usados , lave-os, mas seque bem antes de guardar, caso contrário a água os apodrecera.

 

Não misture legumes e frutas. Muitas frutas liberam etileno, um gás que deteriora os vegetais. Especialmente com damascos, nectarinas, peras e até tomates. Não os ponha juntos com brócolis, cenoura, alface ou pepino. Dedique uma gaveta para cada tipo de comida e pronto.

 

Tudo começa na compra. Você pode armazenar tudo muito bem seguindo essas dicas, mas se os legumes e frutas não tiverem qualidade, nada disso vai ajudar. Para comprar bem tenha em mente: comprar frutas e legumes da época, melhor comprar pouco e com freqüência, e que o vegetal é a última coisa que você compra e vai direto para a geladeira.

 

Agora com o inverno chegando, é o momento ideal para fazer receitas de brócolis, repolho e couve-flor, que são vegetais com substâncias fotoquímicas mais terapêuticas. E também com acelga, espinafre, alho-poró, espargos verdes, abobrinha, abóbora, feijão macio e batata nova. Mas se você preferir legumes crus, seu arsenal de vitaminas estará em: espinafre, chicória, alface, rabanete, pepino, pimenta, beterraba, tomate e cenoura.

E se, apesar de armazená-los bem, você acha que não será capaz de comer tudo antes de estragar, o melhor é  congelá-los previamente  e terá legumes perfeitos por muito tempo.

Espero que tenham gostado.

Compartilhe: