Compartilhe:

Você sabe como organizar potes no armário ou gaveta da cozinha? Ou eles estão aquela bagunça?

Na cozinha o que não faltam são os potes de plástico ou vidro e todo mundo tem um monte. É pote quadrado, redondo, com tampa, sem tampa e muitas vezes estão amontoados, espalhados pelo armário.  Veja algumas dicas para resolver esse problema.

Como organizar potes no armário ou gavetas da cozinha

Antes de começar a organização, separe os potes com tampa, dos que não tem. Separe também pela sua forma (quadrado, redondo). Jogue fora os que tiverem sem tampas, manchados, rachados, furados ou quebrados.

Não colecione pote de margarina, sorvete, requeijão. Manter uns 3 a 5 potes de sorvete em casa para mandar a “marmitinha” do almoço de domingo para alguém da família não faz mal mas daí colecionar? Jamais!

Quando for comprar, escolha potes transparentes de boa qualidade, duráveis e que sejam BPA Free ou livres de BPA (bisfenol-A), que é uma substância presente nos plásticos e prejudicial à saúde.

Você também pode optar pelos potes de vidro, que não mancham e não pegam cheiro.

Se possível, padronize os potes, assim ficará mais fácil organizar. Quanto ao formato, os quadrados ou retangulares são melhores do que os redondos, pois aproveitam melhor os cantinhos dos armários ou gavetas.

Potes tampados ou empilhados.

Se você tiver bastante espaço, guarde os potes tampados. Caso contrário, você pode guardar os potes empilhados, um dentro do outro, do maior para o menor. As tampas podem ficar empilhadas embaixo dos potes:

 

Armário planejado.

Quem está pensando em fazer um armário planejado, pode gostar dessa ideia, onde há um espaço determinado para cada conjunto de potes e tampas.

 

Potes ou cestas:

Separe um pote para servir de porta tampa ou uma cestinha. Eu particularmente prefiro as de plástico pois, são laváveis.

 

Porta tampas em tecido e aramado.

Que tal utilizar a porta do armário para guardar as tampas! Se você souber costurar, faça seus próprios porta tampas em tecido e fixe na porta do armário.

 

Segue o esquema abaixo:

Você vai precisar de:

– Dois pedaços de tecido retangular: um maior e um menor (o tamanho do tecido varia, porque o         ideal é que você meça para ver se vai dar na porta do seu armário);
– Elástico;
– Fita dupla face;
– E, para ficar perfeitinho, você vai precisar de uma máquina de costura.

 

Escorredor de pratos.

Na foto abaixo,  uma pessoa usou um escorredor de prato para agrupar as tampas. O velho escorredor de louça, que agora pode ser chamado de um verdadeiro organizador de tampas.

 

Em gavetões.

Quando guardados no  gavetão na cozinha, para aproveitar melhor o espaço, guarde um dentro do outro sem as tampas. As tampas podem ficar dentro de uma cestinha de plástico ao lado .

 

Na gaveta do armário.

Se a ideia é guarda-los dentro da gaveta, que tal fazer divisórias dentro dela? Ideia super simples para o marceneiro executar ou você mesmo pode fazer suas divisórias usando papelão.

Aramados.

Eles são versáteis e super práticos. As peças se encaixam facilmente nas prateleiras dos armários e possuem vários tamanhos: com certeza você encontrará um aramado com as dimensões que necessita.

 

Organizador de pratos.

Lojas especializadas comercializam este produto como organizador de pratos, mas serve para você organizar tudo o que quiser.  Além do mais, também abre um bom espaço no armário para que outras coisas possam ser guardadas sem ficar tudo entulhado.

 

Suporte de linhas.

Outra maneira de deixar as tampas milimetricamente organizadas e expostas é com a ajuda de um simples suporte para linhas e barbantes – que são peças de madeira que possuem “palitos” de madeira. Eles são baratinhos, bonitos e podem caber facilmente dentro do armário ou gaveta.

 

Dicas :

1- Para tirar o cheiro de alimento que fica nos potes, encha-os com água, coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e leve-os ao congelador. Depois de congelado é só descongelar e pronto!

2- Outra dica para evitar que fique cheiro é guarda-los abertos, sem as tampas.Quer ganhar mais espaço para organizá-los?

Quando os potes  estão organizados, fica mais fácil de visualizar. O que significa economia de dinheiro. Se não perco os potes, não preciso ir na loja para comprar mais.

Tem alguma outra dica de como organiza-los? Faça um comentario abaixo, gostaria muito de saber!

Compartilhe: