Compartilhe:

As cores das paredes de um ambiente exercem diversas sensações sobre as pessoas. Em geral as pessoas sentem grande prazer com as cores, os olhos necessitam dela tanto quanto a luz.Usar muitas cores fortes, alto brilho e muita informação visual, podem interferir a concentração e causar fadiga. Ambientes sem cor acromáticos, também são desconfortáveis. Fazer o uso correto das cores pode trazer grandes resultados: Aumentar desempenho das atividades, elevar a moral, reduzir ou aumentar a intensidade da luz, diminuir o esforço visual, ampliar ou reduzir espaços. Abaixo seguem alguns exemplos.

Quartos – Cores “frias”, como tons de azul e lilás, acalmam e ajudam a relaxar. O verde é uma cor de equilíbrio. As cores “quentes” como amarelo, laranja e vermelho, devem ser usados com cautela para não causar agitação.

Quarto Infantil – Os tons pastel: bege, creme, rosa, verde, amarelo e azul claros, são as cores para se usar em quartos de bebe pois, acalmam. No quarto de crianças as cores fortes podem ser usadas em detalhes como tapetes, poltronas,etc.

Banheiro – As cores claras como, branco, bege,creme, cinza, verde e azul claros são tidas como ideais, elas tendem a iluminar o banheiro e deixar aparentemente maior. As cores escuras ao contrário, reduzem a luminosidade e visualmente diminuem o ambiente.

Sala de Jantar e cozinha – As cores apropriadas são todas as gamas de cores “quentes”, amarelo, laranja, vermelho e ocre. Essas cores estimulam a fome e como pode -se observar muitas empresas de alimentos utilizam dessas cores em suas logo marca. Cores “frias”: azul, lilás, roxo e tons de cinza inibem a fome.

Locais de trabalho e estudo – É recomendado o contraste entre as cores que estimulam as atividades intelectuais e nos deixam ativos são: amarelo, laranja, marrom e ocre. O cinza por ser uma cor neutra e de baixo índice de reflexão (30%) é muito utilizado em áreas de trabalho. A madeira também é bem aceita. Deve ser evitado o branco assim como o amarelo forte, vermelho e violeta.

Dicas:1) Espaços altos onde queira rebaixar o pé direito, pinte o teto da mesma cor das paredes ou um tom mais escuro, para um rebaixamento maior. 2) Para se obter o efeito contrário ou seja aumentar o pé direito, pinte o teto de branco ou um tom mais claro que as paredes.

Abaixo alguns exemplos para você observar as alterações de sensações.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe: