Compartilhe:

Com a correria do dia a dia, acabamos por deixar tarefas domésticas “menos importantes” de lado, afim de conseguir alguns minutinhos de descanso. No caso de organizar o  guarda-roupa, o problema de deixá-lo sem uma ordem definida é o que pode acontecer futuramente: o caos, a revolta das roupas. Quando nos damos conta, o estrago já está feito, com tudo fora do lugar.

 

1- Faça descarte anualmente.

Entenda como “destralhar”, “momento desapega” ou como achar melhor. O que importa é separar um momento para decidir o que fica e o que deve seguir um novo caminho. Se você se apega aos objetos e roupas, aqui vai a fórmula para facilitar sua vida: divida tudo em categorias:

  • Jogar fora: nesse grupo entram objetos quebrados, que perderam sua utilidade, roupas muito velhas. Não doe peças ruins. Se você não usaria pelo estado em que ela está, também não serve para outra pessoa.
  • Doar: você engordou ou emagreceu e as roupas não servem mais? Faça uma boa ação e abençoe a vida de outra pessoa com peças que já foram úteis para você, mas que hoje só ocupam espaço. Se você não tem certeza se você quer ficar com a roupa, pense se usou a peça no último ano. Usou? Pense duas vezes. Não usou? Doação!
  • Manter: essa parte é a que volta para dentro do armário. Suas roupas atuais, que servem em você, que possuem bom caimento e que estão em bom estado. Essas têm passe livre para o guarda-roupa.

 

 

2 – Cada coisa tem o seu lugar.

É importante determinar onde cada coisa vai ficar é como se tudo tivesse uma casinha. assim na hora de guardar novamente o objeto ele já tem um local definido (a sua casinha).

 

3 – Use etiquetas de identificação.

Se você é daquelas pessoas que tem dificuldade de voltar algo para o mesmo lugar, porque não lembra onde ele estava. Com as etiquetas você não vai mais poder usar esse argumento ” eu não sei onde estava”.

 

4 – Padronize os cabides.

Como já disse anteriormente em outro post sobre cabides, além do visual você pode com a troca de cabides ganhar mais espaço no guarda roupa. Caso não tenha visto meu post sobre cabides, aproveite para dar uma olhadinha e ver mais dicas.

 

 

5 – Proteja peças delicadas.

As roupas de festa e tecidos mais delicados, devem ser protegidos com capas em TNT ( tecido não tecido), para que o tecido respire evitando bolor e sujeira.

 

6 – Organize as peças por cor ou modelo.

Coloque numa ordem que faça sentido para você. Exemplo: se for por cor da clara para mais escura e se for por modelo, casacos, camisas de manga longa, camisas de manga curta entre outras possibilidades.

 

7 – Troque as roupas de lugar.

As roupas podem ser trocadas de lugar no guarda roupa dependendo da estação. No verão as roupas de inverno sobem para locais mais altos e de acesso mais restrito e vise versa.

 

8 – Use organizadores.

Existem organizadores específicos para cada coisa, mas você pode usar sua criatividade e usar um mesmo organizador de cozinha no banheiro por exemplo, ou fazer os seus próprios organizadores, usando caixas, potes de sorvete, etc.

 

9 – Sapatos higiene e limpeza.

O ideal seria uma sapateira á parte do guarda roupa, mas sei que isso nem sempre é possível, por isso sempre que chegar em casa, limpe a sola e as laterais do sapato com uma escovinha ou pano embebido em álcool ou vinagre e deixe  ” tomar um ar” antes de guardar.

 

DICA:

Nunca tire tudo do seu guarda roupa quando for organizar, pois lá no meio da organização você começa a ficar cansada e quando vê a sua cama amontoada de coisas se desespera e desiste no meio do caminha. O ideal é uma gaveta de cada vez e assim por diante.

 

Compartilhe: