Compartilhe:

O que é DEKTON?

DeKton é uma pedra industrializada do grupo Cosentino ( a mesma do Silestone), lançada no Brasil em 2014. É uma mistura  de matérias- prima sofisticada, usada na fabricação de porcelana e vidro e superfícies de quartzo, com uma exclusiva tecnologia conhecida como TSP, procedimento tecnológico que se caracteriza como uma versão acelerada das alterações metamórficas que a pedra natural sofre ao ser exposta a alta pressão ( 25mil toneladas por m²) e temperatura ( cerca de 45 graus). Vamos tentar isso de novo.

Veja como o vice-presidente de marketing da Cosentino (empresa-mãe de Dekton) descreveu isso para o Consumer Reports : “É feito de uma combinação de quartzo, porcelana e vidro. Eu descreveria como um híbrido dos melhores materiais no mercado para o revestimento”. Ok, isso faz um pouco mais sentido. É quartzo, porcelana e vidro que foi “sinterizado” – intensamente aquecido e compactado – para torná-lo super forte.

Vantagens do Dekton.

– Resistente aos raios UV: a superfície Dekton é altamente resistente à luz dos raios ultravioleta (UV) e não sofre alterações de cor ao longo do tempo, o que a torna perfeita para aplicações no interior e no exterior/fachadas.

– Resistente a riscos: é a superfície mais resistente a riscos no mercado e, apesar de o contacto de uma faca não danificar a superfície Dekton, recomendamos a utilização de tábuas de cortar para proteger os seus utensílios domésticos.

– Completamente resistente a manchas: é totalmente à prova de manchas (vinho, café, ferrugem, entre outras difíceis de remover). Como não tem resinas e possui porosidade baixa, também suporta produtos químicos.

– Resistente ao calor: a superfície Dekton suporta temperaturas elevadas sem ficar queimada e sem rachar. É possível colocar panelas quentes ou eletrodomésticas, diretamente na superfície sem qualquer perigo de danificar.

– Resistente a abrasão: o Dekton é ainda mais resistente à abrasão do que o granito, sendo, assim, a superfície ideal para aplicações comerciais e em áreas de elevado tráfego, como pavimentos. Enquanto outras superfícies apresentam sinais de desgaste ao fim de algum tempo, o acabamento da Dekton irá durar toda a vida útil do produto e nunca será necessário retocar a superfície ou o acabamento.

– Resistente ao frio: também suporta o frio, à prova de choque térmico e perfeito para utilização em ambientes gelados.

– Resistente a flexão: com cinco vezes mais resistência à flexão do que o granito, a superfície Dekton pode ser instalada em materiais finos sobre grandes extensões, permitindo até 12 pol. (cerca de 30 cm) de colocação sem suporte em bancadas, ilhas e balcões. A elevada resistência à compressão da superfície Dekton faz com que esta seja o material ideal para caminhos, passeios e estradas.

– Estabilidade da cor: o processo de fabrico utilizado na superfície Dekton permite controlar a pigmentação e decoração do material. O resultado é uma maior resistência da cor em cada laje e um produto mais duradouro que não irá sofrer alterações ao longo do tempo. A superfície que instalar hoje irá manter a mesma aparência durante a vida útil do produto.

– Não poroso:  não é necessário impermeabilizá-lo. Ele previne naturalmente a penetração de líquidos e gases na sua superfície, tornando-a uma superfície de baixa manutenção e de fácil limpeza.

– Confiram algumas opções de cores e texturas do Dekton, o acabamento pode ser fosco, natural ou Gloss/brilhante.

 

 

Além dessas vantagens, o Dekton possui chapas maiores (3.2m² x 1.44m²) que possibilitam o uso em grandes extensões sem emendas e espessuras diferentes que podem chegar até 8 milímetros, portanto, pode ser usado desde fachadas até móveis!
Seguem algumas imagens!

 

 

 

 

Compartilhe: